Será que esta aí a causa da queda em seus clientes novos? Faça uma reflexão antes de ler este texto.
No livro Prospecção Fanática, de Jeb Blount, no qual super recomendo, o autor sinaliza que em muitas empresas a equipe de vendas é incentivada a prospectar todos os dias de forma intensa, mas faz isso do jeito errado, delegando 100% da atividade e do conhecimento aos vendedores.
Se o funcionário é experiente e está com o "copo da vontade" cheio, com certeza irá trazer novos clientes de forma constante. Mas contar somente com alguns entusiasmados não gera resultados eficazes.
Acredito que é dever de toda empresa instruir seus vendedores sobre como, onde e de que forma deverão prospectar.
Cabe ao gestor organizar todos os dados de prospecção, sistematizar o processo e treinar constantemente sua equipe.
Geralmente, um cliente prospectado hoje levará em média de 30 a 90 dias para fechar negócios, por isso os vendedores precisam trazer uma quantidade significativa de novos leads mensalmente para que o ciclo nunca se acabe.
Pode perceber que, se seu vendedor está hoje com dificuldades de fechar negócios, é porque 2 ou 3 meses atrás não prospectou da forma como deveria, e é aí que entra o apoio da empresa em sistematizar o processo e apresentar novas formas de captação de clientes à sua equipe comercial.
É neste momento - como sugestão - que uma consultoria experiente em vendas entra para trabalhar junto na implementação destas ações.
Por isso, se você tem vendedores que prospectam do jeito como querem e não trazem resultados relevantes, talvez precisamos levar uma transformação comercial à sua empresa, topa?
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Esta técnica e muitas outras fazem parte da Metodologia de Vendas 4Ps do vendedor, criada pela Consultoria Populus e inspirada em processos comerciais advindos das empresas do Vale do Silício.
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Sou Luiz Octávio Maule Reis, Head of Sales consulting na Consultoria Populus e um dos criadores da Metodologia de Vendas 4Ps do Vendedor.
Meu contato via WhatsApp é 43 9 9631-7170.
Também pode mandar um email: luiz@consultoriapopulus.com.br
Agradeço sua leitura, até mais!
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