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Vendedor deve ou não deve fazer de tudo?

“Luiz, contratei o vendedor e ai é com ele. Tem que prospectar, vender e mandar ver!😏


Eu: “Legal, e se ele só prospectar?”


“Ai não dá né, rs”


Eu: "Então, e se ele só vender?"


"Hum, entendi."👍


A discussão é muito legal porque área comercial não tem estratégia certa ou errada, tem a filosofia que funciona na empresa. Respeito.


Mas neste caso, início de consultoria numa companhia de venda rápida, a grande dor era: equipe boa em administrar carteira, mas não expandia mercado. Problema.


Quando eu sugeri ao proprietário para que seu vendedor só fizesse uma atividade, aí foi que ele entendeu porque não estava crescendo como queria.


👉 O que estou dizendo é que, se o vendedor tem de fazer de tudo, prospectar, conectar, qualificar, negociar e fechar, qual etapa da venda ele vai dar mais atenção, prospecção ou fechamento?


Quando o comercial se divide em pré-vendas e vendas, automaticamente a equipe fica especialista nessas áreas, aumentando a produtividade e gerando mais resultados de expansão.


⚽ Imagina se no futebol o atacante tivesse que buscar a bola na zaga pra fazer o gol?! Em vendas, se você tem um prospector desenvolvendo novos negócios ao vendedor, nenhuma etapa ficará sem atenção.


😉 Fica a reflexão. Concorda?

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