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Saia do convencional hoje.

Saia do convencional. Busque clientes indiretos.


É o que está fazendo a Cappta, empresa de software TEF para maquinas de cartão de crédito.


Sua campanha é simples: se você conhece algum amigo que trabalha ou é proprietário de uma empresa que utilize maquinas de cartão, indique à Cappta, e se este virar cliente você ganha R$ 150,00 para gastar no local indicado.


Simples assim. Direto ao indireto. Genial!


A Cappta é uma empresa voltada para negócios B2B. Qualquer campanha de captação de clientes teria, teoricamente, que ser realizada com seus possíveis prospects diretos. Ou não?


Foi assim que a empresa pensou pois sabe que seu produto não é utilizado somente pelo cliente direto, o lojista (entre outros), mas também pelo consumidor final, que na maioria das vezes nem sabe quais empresas estão envolvidas em uma transação de pagamento com maquinas de cartão.


Comunicar-se com seu consumidor indireto, por exemplo, e fazê-lo participar do processo é uma estratégia inovadora muito utilizada atualmente. Não é nenhuma novidade mas está funcionando.


E sua empresa, já acordou para isso?


Veja, esta estratégia serve para grandes e pequenos!


Pense no seu negócio ou onde trabalha. Quem são seus clientes indiretos? Agora imagine uma campanha para que participem da captação de clientes . O que você poderia oferecer?


E ai, abriu a cabeça? Sim?! Escreva já sua ideia!


Bom, acredito que após este pequeno exercício, deve estar me perguntado: “Assim é fácil, mas como fazer como pouco dinheiro?”.


A empresa citada neste texto utiliza-se de uma estratégia de comunicação direta com recompensa baseada no resultado efetivo: a validação do cliente. Deve haver uma boa verba para isso.


Caso não esteja pensando em gastar ou tenha poucos recursos, aqui vai algumas dicas de comunicação indireta que pode trazer bons resultados em captação de novos clientes:


I) Comunique-se com quem tem a consciência de que seu produto existe mas não compra e nem pensa em comprar agora. Leve informações relevantes a ele ligadas ao seu dia-dia e faça-o querer saber mais sobre sua marca ou produto, iniciando uma campanha de indicação.


II) Crie campanhas de pontuação para quem indicar clientes – recomendado a quem disponibiliza-se de pouca verba – fazendo com que estes, mesmo não comprando seu produto, possa ser recompensados em algum momento quando atingirem “tantos” pontos.


III) O brinde ainda dá certo. É barato, e com criatividade dá pra ser muito significativo. Por exemplo: “Indique-nos um cliente e ganhe um presente!”, ou, “Seja nosso parceiro de negócios e acumule pontos para ganhar seu presente!”. O brinde pode ser um sub-produto do seu produto.


IV) Crie uma hashtag. Pode ser assim: #conheçoquemcomprou , #conheçoquemusou , e quem tiver mais curtidas ou mais compartilhamentos ganha um voucher (em restaurante, por exemplo), ou um presente de sua empresa, caso a pessoas que tenha curtido/compartilhado compre ou feche negócio.


As ideias são inúmeras. Pensei nestas agora escrevendo o texto, mas penso que se reunir sua equipe agora sairão muitas outras bem melhores do que as que estão aqui em acima. A internet está inundada de ideias. Pesquise!


Captar clientes novos não é tarefa fácil. Por isso temos que sair do convencional, pensar diferente sem medo de errar e fazer acontecer, para que as ideias não fiquem somente no papel.


Este post encoraja você a pensar fora do senso comum e buscar clientes indiretos. Contudo, se quiser continuar comunicando-se apenas com seus clientes diretos, ok, sem problemas, mas cuide-se para não ter que entregar sempre os mesmos resultados.


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Abaixo mensagem do CEO da empresa citada neste post, para quem quiser ver:


“Indique clientes e ganhe R$ 150 para consumir na loja indicada! Todo mundo sai ganhando. O amigo que indicou e a loja que contrata um serviço de qualidade em condições únicas."


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Sou Luiz Octávio Maule Reis, Head of Sales consulting na Consultoria Populus e um dos criadores da Metodologia de Vendas 4Ps do Vendedor.


Meu contato via WhatsApp é 43 9 9631-7170.

Também pode mandar um email: luiz@consultoriapopulus.com.br


Agradeço sua leitura, até mais!

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